Para elevar a autoestima, dar um banho de brilho ou cobrir os fios brancos, confessa que ao menos uma vez a ideia de colorir o cabelo já passou pela sua cabeça!

Para elevar a autoestima, dar um banho de brilho ou cobrir os fios brancos, confessa que ao menos uma vez a ideia de colorir o cabelo já passou pela sua cabeça!
Pode até ser realizado em casa (seguindo com muito cuidado todas as instruções do folheto explicativo. PS: não nos responsabilizamos por possíveis desastres, kkk), a coloração está em alta, mas muitas dúvidas podem surgir sobre o procedimento, pensando nisso nós separamos alguns mitos e verdades para você se jogar de vez na coloração e arrasar.

1) Clarear o cabelo é mais difícil do que escurecer os fios?

✅VERDADE! A coloração só clareia até três tons, por isso chegar ao tom claríssimo requer bem mais do que uma caixinha de tinta. Dependendo da sua cor original, a descoloração é necessária para tirar os pigmentos naturais e facilitar o clareamento. Já se a ideia é escurecer as madeixas, pode ficar tranquila que o procedimento é mais fácil.

2) É possível platinar o cabelo apenas com descolorante?

❌! Os descolorantes vão abrir e clarear a cor das mechas, mas se o seu desejo é um tom loiro platinado, ele, sozinho, não fará todo o trabalho. Principalmente no caso das morenas naturais, esses produtos costumam abrir a cor dos cabelos deixando um aspecto alaranjado nos fios – que é o subtom natural dos fios escuros – causando um aspecto bem diferente do loiro bem clarinho e aberto que se deseja.

3) Coloração agride os fios?

✅VERDADE!  A coloração tradicional agride a saúde dos fios, pois é um processo químico que altera a estrutura do cabelo, enfraquecendo-o. Mas isso não é motivo para pânico, pois reconstruções, hidratações e nutrições são, na maioria das vezes, capazes de preparar bem o cabelo para evitar danos muito grandes ou recuperar a saúde capilar após o processo.

4) Colorir com frequência pode levar à queda de cabelo?

❌MITO! A queda se dá a partir de alterações na raiz do cabelo, e as substâncias químicas da tintura atuam na comprimento dos fios.

5) Colorir os cabelos gera mais pontas duplas?

✅VERDADE!  A ponta dupla é efeito do ressecamento. Por remover a camada externa dos fios, a tintura os deixa mais vulneráveis a este incômodo. Para fortalecer os cabelos, o jeito é caprichar na hidratação.

6) O tonalizante é mais suave do que a coloração permanente?

✅VERDADE!  Ao contrário da coloração permanente, o tonalizante não tem amônia na composição e é mais suave. No entanto, ele não deixa de ser uma química e, por isso, também exige cuidados especiais. Vale ressaltar também que o tonalizante não tem poder de clareamento, mas é ótimo para dar banho de brilho e realçar a cor.

7) Aspecto manchado depois da coloração é culpa da tintura usada?

❌MITO! Se o resultado final da coloração ficou bem diferente do esperado, com cores claras e escuras espalhadas pelas madeixas, é importante ressaltar que o produto não deve levar a culpa. O que acontece é que os fios danificados são grandes vilões da coloração perfeita e, quando as madeixas não estão saudáveis, a coloração não consegue agir como deveria. Para não lidar com esse problema, comece a investir em um cronograma capilar intensivo ou tratamentos potentes para recuperar a saúde dos fios!

8) Fios virgens são mais fáceis de tingir?

✅VERDADE!  Uma vez que o cabelo já foi colorido, será necessário realizar uma decapagem. Ou seja, a remoção dos pigmentos colocados pela coloração existente nos fios.

9) A piscina pode deixar o cabelo verde?

✅VERDADE!  As loiras devem tomar cuidado extra no verão. Além do sal do mar prejudicar bastante os cabelos, a piscina também é algo que pode causar problemas! O sulfato de cobre, usado no tratamento da água de piscinas, pode deixar fios loiros com aquele tom esverdeado estranho. A dica para evitar a catástrofe é usar cremes com filtro solar ou próprios para piscina.