Em algumas pessoas elas são naturalmente mais evidentes, mas existem casos em que podem ser sinal de alerta. Isso diferencia uma veia aparente, de uma veia dilatada

O Dr. João Paulo Maffei, cirurgião vascular, do Duo +, explicou que há 6 importantes sinais para quem tem as veias saltadas e é preciso ficar atento a:

· As veias saltadas podem aparecer em pessoas mais magras e que costumam ter os vasos mais aparentes por causa da pouca quantidade de gordura que têm abaixo da pele. Isso tende a se intensificar com o avanço da idade.

· Elas também costumam ser notadas em pacientes que têm a musculatura muito desenvolvida por causa de exercícios físicos, por exemplo. Durante a malhação isso fica ainda mais perceptível na região que está sendo exercitada, já que a circulação é intensificada para nutri-la.

· Quem tem a cútis muito clara e fina, também podem apresentar as veias superficiais mais saltadas e aparentes.

· Nos dias mais quentes a questão tende a ficar mais notável, pois acontece uma vasodilatação dos vasos sanguíneos.

· As gestantes também podem notar essa peculiaridade, já que os vasos sanguíneos ficam mais volumosos e trabalham mais para alimentar o feto.

Quando elas devem ser investigadas?

Quem pega pesado demais na hora de suar a camisa pode prejudicar os vasos. O ideal é que a atividade física seja introduzida de forma lenta e progressiva, devendo sempre ser acompanhada de perto por profissionais e que não seja usada carga muito exagerada durante os treinos de musculação. Se a pessoa sentir desconforto intenso após a atividade física, é interessante procurar ajuda de um profissional.

Veias saltadas acompanhadas por sintomas como dor no peito, falta de ar ou desconforto em uma região específica indicam a necessidade da avaliação de um médico, pois esses podem ser sinais de problemas circulatórios.

A presença constante de uma artéria mais volumosa na lateral da testa também é razão para marcar uma consulta com um especialista, pois pode ser indício de arterite temporal, uma doença caracterizada pela inflamação das artérias do crânio, pescoço e porção superior do corpo que provoca dor de cabeça, sensibilidade no couro cabeludo e fadiga, entre outros sintomas.

Se os vasos saltados estiverem presentes nas pernas e provocarem dores, inchaço, cansaço e dores, eles podem ser sinais de varizes, mais um caso em que um médico precisa ser procurado.